Aposentados e pensionistas poderão recuperar dinheiro esquecido



Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também poderão recuperar dinheiro que foi cobrado indevidamente no crédito consignado. Isso vai acontecer através do site “Valores a Receber”, criado pelo Banco Central para devolver às pessoas físicas e jurídicas, dinheiro esquecido em alguma instituição bancária.

No caso dos aposentados e pensionistas, esses recursos descontados na folha do INSS por operações do consignado nos bancos, mesmo após a portabilidade do crédito para outra instituição financeira, poderão ser recuperados já no mês que vem.

Como se cadastrar no Valores a Receber

Para consultar os valores a receber, você deve seguir estes passos:

1 – Acesse a página do Valores a Receber clicando aqui;

2 – Informe CPF ou CNPJ e sua data de nascimento;

3 – Se você tiver algum valor disponível para saque, o sistema do Banco Central vai informar a data de retirada;

4 – Lembre-se desta data, pois será neste dia que você deverá retornar ao site do BC, acessar o sistema usando um login Gov.br (veja abaixo como conseguir um) e indicar a conta bancária para transferência.

Como realizar o cadastro Gov.br?

O cadastro Gov.br é feito de forma gratuita e possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. E você consegue “subir de nível” simplesmente adicionando mais informações de segurança ao sistema do Governo Federal.

Por exemplo: o nível bronze exige que a pessoa somente se cadastre na plataforma com informações simples, sendo que o prata pede este cadastro inicial e uma confirmação de reconhecimento facial. A ideia é fazer com que as suas informações fiquem mais seguras e impedir que estelionatários acessem dados sensíveis.

E, caso você não tenha um login, se cadastrar é bem simples: acesse o portal Gov.br clicando aqui clicando aqui (caso você ainda não tenha um) ou acesse pelo aplicativo App.Gov.br (AndroidAndroid e App StoreApp Store);

Com o cadastro feito, na data definida pelo BC, você terá que realizar o acesso com o login Gov.br e indicar em qual conta bancária quer receber o Pix com o dinheiro a receber.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Finanças