As eleições irão ocorrer no horário de 7 até às 17 horas, com as 3 primeiras horas sendo preferenciais para as pessoas que estão acima dos 60 anos. Para votar, é necessário que o eleitor leve seu título, podendo ser o físico ou digital, um documento com foto, a utilização da máscara e é recomendado que leve a própria caneta para assinar o nome na lista (neste ano, devido à pandemia, a biometria não será utilizada).
É expressamente proibida a prática de boca de urna, que é quando alguém tenta convencer a mudar o voto, a execução de carreatas, comícios ou shows no dia da votação, o porte de armas dentro das seções eleitorais, ir votar trajando roupas de banho (bermuda e chinelos são permitidos, porém é necessário que o eleitor esteja de camisa).
A lista das proibições também abrange o porte de aparelhos de comunicação ou fotográficos dentro da cabina de votação, pois podem comprometer o sigilo do voto, e a distribuição de materiais de campanha, como santinhos, adesivos, bonés, entre outros (porém nada impede que o eleitor utilize eles, desde que tenha adquirido antes do dia da votação).
Neste ano, o efetivo policial contará com 5 mil homens que irão garantir a segurança e o respeito pelas regras do TSE, alguns dos crimes mais comuns são: boca de urna, tentativa de violar a urna eletrônica, transportar eleitores até as zonas eleitorais e o uso de alto falantes ou amplificadores de som.
É permitida a manifestação silenciosa e individual, com o eleitor podendo utilizar adesivos nos pertences, sendo roupas, carros e bonés. Também é viabilizado o uso de santinhos para anotar o voto.
O segundo turno só irá ocorrer em cidades que tenham mais de 200 mil pessoas aptas a votar, sendo realizado no dia 29 de novembro. Teste aqui como será realizada a votação através do simulador da urna eletrônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário